(Continua o tema do último artigo sobre o Ser Humano - parte 3)
O Ser humano histórico chega à descoberta da sua dimensão meta-histórica “além da morte” e da necessidade da existência de Deus pelos caminhos existenciais apresentados anteriormente e pela experiência mística (religiosa e/ou de Fé), que apresento agora.
Entre os momentos marcantes da experiência mística, destaco: a radical exigência que o Ser humano histórico tem de transcender toda situação; a clara percepção que seus anseios se dirigem a um Absoluto que precisa ser descoberto; e o encontro de amor interpessoal com o Outro Absoluto, que exige o encontro de amor interpessoal com os outros e as outras (semelhantes).
A verdadeira e autêntica experiência mística (religiosa e/ou de Fé) não leva o Ser humano a fugir da história, social e individual, mas a mergulhar mais profundamente nela para - em seu dinamismo conflitivo - buscar, descobrir e encontrar o Absoluto.
Na experiência de Fé cristã, "Cristo é a Imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura, porque Nele foram criadas (e são criadas) todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis; (...) tudo foi criado (e é criado) por Ele e para Ele. Ele é antes de tudo e tudo Nele subsiste" (Cl 1, 15-17).
Cristo é "o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim" (Ap 22, 13). "O Verbo de Deus, pelo qual todas as coisas foram feitas (e são feitas), Ele próprio se encarnou, de tal modo que, como Ser humano perfeito, salvasse todos os Seres humanos e recapitulasse todas as coisas. O Senhor é o fim da história humana, ponto ao qual convergem as aspirações da história e da civilização, centro da humanidade, alegria de todos os corações e plenitude de todos os seus desejos" (Concílio Vaticano II. A Igreja no mundo de hoje - GS, 45).
Para os cristãos e as cristãs toda a história humana no mundo e com o mundo tem, portanto, uma dimensão crística. E é por isso que "o mistério do Ser humano só se torna claro verdadeiramente no mistério do Verbo encarnado. Com efeito, Adão o primeiro Ser humano era figura daquele que haveria de vir, isto é, de Cristo Senhor. Novo Adão, na mesma revelação do mistério do Pai e de seu amor, Cristo manifesta plenamente o Ser humano ao próprio Ser humano e lhe descobre a sua altíssima vocação" (ib. 22).
A partir do Ser humano histórico em sua condição existencial, tiramos a seguinte conclusão: Cientificamente falando, podemos chegar a negar “determinadas maneiras” de entender a meta-historicidade do Ser humano “além da morte” (formas particulares) e “determinadas maneiras” de entender a existência de Deus (ateismos particulares), mas não podemos afirmar e nem negar a meta-historicidade do Ser humano “além da morte” e a existência de Deus em sentido absoluto (ateismo absoluto). Isso "extrapola" o nível da ciência.
Por exemplo, a respeito da existência de Deus, "fisicamente" falando, podemos negar - pela verifição experimental - a existência de um Deus-Primeira Causa "física" (Primeiro Motor "físico"), "em cima" ou "na frente"; "biologicamente" falando, podemos negar - sempre pela verificação experimental - a existência de um Deus-Primeira Causa "biológica" (Primeiro Motor "biológico"), "em cima" ou "na frente"; "sociologicamente" falando, podemos negar - pela verificação experimental e análise dos fatos - a existência de um Deus-Primeira Causa "social" (da sociedade), "em cima" ou "na frente".
Este Deus-Primeira Causa "social" é apresentado também como a Primeira Causa "legitimadora" da "ordem" - que, muitas vezes, é uma "desordem estrutural" ("estabelecida", "institucionalizada") - e torna-se, assim, um Deus-Fetiche (Ver o pensamento de K. MARX sobre o fetichismo e o pensamento de E. DUSSEL sobre a religião fetichista).
Determinadas formas de "ateismo" moderno têm, portanto, um caráter "libertador". Negam as concepções de Deus baseadas numa visão "pré-científica" do mundo e afirmam a "autonomia" do Ser humano histórico como ser de Práxis. Não negam, porém, a meta-historicidade do Ser humano “além da morte” e a existência de Deus em sentido absoluto.
(No próximo artigo sobre o Ser Humano, continua o mesmo tema: parte 4)
O artigo foi publicado originalmente em:
https://portaldascebs.org.br/o-ser-humano-meta-historico-alem-da-morte-3/ (22/09/25)
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