segunda-feira, 10 de julho de 2023

Voz do Pai (Vox Patris)

 


“A grande expectativa dos Romeiros se volta para a Voz do Pai (Vox Patris), como vem sendo chamado o grande sino que irá ocupar lugar de destaque no Novo Santuário Basílica. Fabricado em Cracóvia, na Polônia, a peça de 55 toneladas, 4m de altura e 4,5m de diâmetro, já está pronta e deve chegar a Trindade entre dezembro próximo e janeiro de 2024” (O Popular, 21 de junho deste ano, p. 11). Será que “a grande expectativa dos Romeiros” é realmente o “grande sino”? Não acredito!

Antes de tudo, lembro que a grandiosa, luxuosa e imponente obra que está sendo construída - há mais de 10 anos - em Trindade é o segundo Novo Santuário Basílica. O primeiro tinha terminado poucos anos antes de iniciar o segundo.

Como cristão que - mesmo com suas limitações humanas - procura viver hoje como Jesus de Nazaré viveu no tempo dele, faço agora - à luz do Evangelho - uma denúncia, que é - ao mesmo tempo - uma crítica construtiva.

A obra faraônica do segundo Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade (GO) - pela sua grandiosidade, luxuosidade e imponência -

1 . Não tem nada a ver com o jeito de ser e viver de Jesus de Nazaré, que:

  • foi morador de rua em Belém antes de nascer, com sua mãe Maria e seu pai José;

  • nasceu como sem-teto na manjedoura de um estábulo;

  • anunciou a boa-noticia do seu nascimento aos pastores, que eram os sem-terra da época;

  • foi migrante no Egito, para fugir da ganância de Herodes;

  • foi carpinteiro com seu pai José;

  • esteve sempre - em sua vida pública -  ao lado e do lado dos pobres, excluídos e descartados, libertando-os de doenças e de outros males; 

  • foi preso com a acusação: “achamos este homem fazendo subversão entre o nosso povo” (Lc 23, 2);

  • morreu na cruz e ressuscitou. “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15, 13). “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). 

2 . Não tem nada a ver com a Boa Notícia (o Evangelho) do Reino de Deus, que Jesus anunciou ao mundo;

3 . Não tem nada a ver com a Igreja que Jesus “amou e se entregou por ela” (Ef. 5, 25), como a Igreja das primeiras Comunidades Cristãs e, hoje, a Igreja das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que é um “jeito evangélico de ser Igreja”, ou seja, um “jeito sempre novo e, ao mesmo tempo, sempre antigo de ser Igreja”. 

O segundo Novo Santuário Basílica, ainda em construção, reflete um modelo de Igreja imperial, triunfalista, poderosa e luxuosa que é justamente o contrário da Igreja que - diante da profissão de fé de Pedro - Jesus prometeu construir. “Eu te digo que tu é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno (do mal) nunca poderá vencê-la” (Mt 16,18).

Se Jesus quisesse uma Igreja imperial, teria nascido no palácio do Imperador de Roma e não na manjedoura de um estábulo.

A “Voz do Pai” (Vox Patri) não é a voz do maior sino do mundo, mas a voz do povo sofrido: os pobres, explorados, excluídos e descartados; os que estão passando fome (33 milhões só no Brasil), em consequência de uma sociedade estruturalmente perversa, cruel e injusta, legitimada muitas vezes em nome de um falso deus e de um falso evangelho.

Por fim, pergunto: se é verdade que somente em duas ou três Celebrações anuais - no dia da festa do Divino Pai Eterno - não cabe o povo no primeiro Novo Santuário Basílica, não teria sido “mais evangélico” construir - numa área aberta - galpões cobertos, simples e bonitos que pudessem abrigar o Povo nas Missas campais e, ao mesmo tempo, nas Romarias (Caminhadas) para que pudessem tomar seus lanches ou refeições num clima de amizade e confraternização? Meditemos!

Termino, deixando claro que o juízo ético - humano e cristão - que fiz nessa denúncia-crítica construtiva, é um juízo de um fato histórico concreto e não da consciência subjetiva das pessoas diretamente envolvidas nesse fato, que só Deus conhece e só Deus pode julgar.


Santuário antigo – Paróquia Divino Pai Eterno



Primeiro Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno


Segundo Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
(em construção)
Trindade - Goiás - Brasil


Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 09 de julho de 2023


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