segunda-feira, 7 de julho de 2025

Carta aberta à PJMP

 


Carta aberta à PJMP

Por ocasião do

6º Congresso Nacional:

09-13 de julho de 2025

Fortaleza - CE

Meus queridos e queridas jovens da PJMP,

Antes de tudo, faço a memória, ou seja, torno presente o 5º Congresso Nacional da PJMP - de 9 a 13 de julho de 2018 - celebrado na Paróquia Nossa Senhora da Terra, Região Noroeste de Goiânia, com o tema muito sugestivo: "Águas e Profecia: Luzes no Meio Popular gerando Vidas" e com o lema: "Juventudes, Protagonismo, Resistência e Liberdade". 

Foi uma experiência humana, cristã (radicalmente humana) e eclesial muito bonita e muito significativa para todos e todas nós, que nos marcou profundamente.

À época, a PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) celebrava seus 40 anos de caminhada. Acolhemos com muito entusiasmo e muita esperança os e as jovens da PJMP vindos de todos os recantos do Brasil, juntamente com irmãos e irmãs que trabalhavam com eles e elas.

Parabéns, jovens da PJMP! Na Igreja, vocês são os e as jovens das CEBs, vivem seu “jeito de ser Igreja”, que é - no mundo de hoje - o “jeito evangélico” de ser Igreja, o jeito de viver como irmãos e irmãs das primeiras Comunidades Cristãs, o jeito de viver do próprio Jesus de Nazaré, que nasceu como sem-teto, foi trabalhador carpinteiro e - em sua vida pública - sempre ficou do lado dos/as pobres e excluídos/as, foi preso como subversivo, morreu na cruz por amor, ressuscitou, está vivo e caminha conosco.

Do dia 9 a 13 de julho de 2025 acontecerá o 6º Congresso Nacional da PJMP em Fortaleza - CE, com o tema muito atual: "Juventude do Meio Popular: trilhando os caminhos do Cristo Libertador".

A PJMP - por viver o jeito de ser Igreja das CEBs - é uma força libertadora e transformadora da própria Igreja e, sobretudo, da Sociedade com a presença de vocês “trilhando os caminhos do Cristo Libertador” no meio dos Movimentos Populares e participando de suas lutas por uma Nova Sociedade no mundo com o mundo: a Irmã Mãe Terra Nossa Casa Comum.

Gostaria muito de estar presente no Congresso, mas como sou um “jovem” que já completou 86 anos - graças a Deus com saúde e ainda trabalhando muito - achei melhor acompanhar nas Redes Sociais.

Um Bom Congresso, um Congresso que leve, cada dia mais, vocês da PJMP e - com vocês - todos e todas nós a “trilhar os caminhos do Cristo Libertador”.

Abraços do irmão de vocês, “jovem” há mais tempo,

                                                                                                                                                                               Frei Marcos Sassatelli

Frade dominicano
Goiânia, 04 de julho de 2025
Cel. e WA: (62) 9 9979 2282  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A palavra do Frei Marcos: uma palavra crítica que - a partir de fatos concretos e na escuta dos sinais dos tempos aponta caminhos novos