sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"A serviço das grandes causas"


      A Agenda Latino-Americana Mundial completa, com a edição de 2011, vinte anos de caminhada. Ela está sempre "a serviço das grandes causas". Ela "vem abordando temas importantes, ano após ano. Assuntos de candente atualidade humana" (P. Casaldáliga. À maneira de introdução fraterna, p. 10). Enfim, ela é muito mais que uma Agenda.
            A Latino-Americana Mundial é "aconfessional, ecumênica e macro ecumênica, posicionada na perspectiva da educação popular libertadora latino-americana" (José Maria Vigil. Apresentação da "Latino-Americana" 2011, p. 8). A Latino-Americana Mundial 2011 é dedicada ao tema de Deus e da Religião, e pergunta: "Que Deus?", "Que Religião?"
O ser humano - lembra o Concílio Vaticano II - "por um lado, experimenta-se limitado de muitas maneiras, por outro lado, sente-se ilimitado (infinito) em seus desejos e chamado a uma vida superior" (A Igreja no mundo de hoje - GS, 10). E ainda: "A razão principal da dignidade humana consiste na vocação do ser humano para a comunhão com Deus" (GS, 19). A dimensão religiosa, a relação para com Deus (o Outro absoluto) é constitutiva do ser humano. O problema é saber de que Deus falamos e o que entendemos por Religião.
A Latino-Americana Mundial 2011 oferece um elenco bastante completo de aspectos importantes do tema: "A história das religiões e do ateísmo ou a descrença. A diferença e complementariedade entre espiritualidade e religião. A religião que fomenta e justifica guerras. O espiritualismo, o fundamentalismo, a alienação, denunciados tantas e persistentes vezes ontem e hoje. A necessidade do diálogo inter-religioso. O macro ecumenismo. Sacralização do poder, do consumismo. A queda, então, de velhos deuses substituídos por deuses novos. A necessidade, a sede vital, de resposta às interrogações maiores do coração humano. A busca de sentido para a vida pessoal e para a sociedade humana como um todo" (P. Casaldáliga. Ib., p.11).
Na Agenda, "procurou-se fazer um esquema dividido em três partes para classificar as características fundamentais da religião segundo culturas e épocas. As religiões afro-indígenas seriam religiões da Natureza. (…) As religiões orientais seriam as religiões da interioridade, contemplativas, gratuitas inclusive. E as religiões judeo-cristãs seriam as religiões da História, do Amor-Justiça, da profecia, da política. Logicamente, todas as religiões, seriam a busca por Deus, a acolhida de Deus, a espera por Deus" (Ib.)
A Latino-Americana Mundial "não quer ser proselitista e, sim, estimular todas as riquezas humanizadoras trazidas pelas religiões" (Ib).
Convidamos a todos e a todas para o lançamento da Agenda Latino-Americana Mundial 2011 em Goiânia: dia 20 de outubro de 2010, às 19,30 horas, no Salão de Festas da Igreja São Judas Tadeu, à Rua 242, N. 100 - Setor Coimbra. Animação: Zé Vicente; Promoção: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil; Apoio: Scala Editora; Parcerias: Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de Goiânia, Vicariato Oeste da Arquidiocese de Goiânia, CRB-GO, Cara Vídeo, Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia, Fórum do Grito dos Excluídos, CPT-GO, IFITEG, CAJU. Venham conhecer a Agenda Latino-Americana Mundial 2011. A presença de vocês nos alegrará muito.
Fr. Marcos Sassatelli, Frade Dominicano 
    Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Prof. de Filosofia da UFG (aposentado)
Prof. na Pós-Graduação em Direitos Humanos
(Comissão Dominicana Justiça e Paz do Brasil / PUC-GO)
Vigário Episcopal do Vicariato Oeste da Arquidiocese de Goiânia
Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Terra

Goiânia, 15 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A palavra do Frei Marcos: uma palavra crítica que - a partir de fatos concretos e na escuta dos sinais dos tempos aponta caminhos novos