sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Alerta de Tsunami iminente - A revolução digital que vem Livro-Agenda Latino-americana Mundial 2020


O “Livro-Agenda Latino-americana Mundial” é “o livro latino-americano mais difundido, cada ano, dentro e fora do Continente”. Ele é “sinal de comunhão continental e mundial entre as pessoas e as comunidades que vibram e se comprometem com as Grandes Causas da Pátria Grande, como resposta aos desafios da Pátria Maior” (pág. 1).
Este Livro-Agenda, “além do uso pessoal, pretende ser um instrumento pedagógico para comunicadores, educadores populares, agentes de pastoral, animadores de grupos, militantes...”.
Ele “é regido por um ‘ecumenismo (e macro ecumenismo) de soma’ e não ‘de subtração’” (pág. 9).
O tema do “Livro-Agenda Latino-americana Mundial 2020” é: Alerta de Tsunami iminente - A revolução digital que vem. O método (caminho) seguido é sempre “ver-discernir-agir” (“analisar-interpretar-libertar”).
Para nos ajudar no estudo e aprofundamento do tema, o Livro-Agenda disponibiliza 46 bons textos: 16 no Ver, 14 no Discernir e 16 no Agir (cf. pág. 6 - Índice). Leiamos! Vale muito a pena!
Na “Introdução fraternal”, José Maria Vigil e Pedro Casaldáliga afirmam: “Sim, é um aviso para navegadores: um tsunami está se aproximando e já estamos entrando em sua revolução. Não foi decidido por ninguém. É como a tempestade, que surge por si mesma do seio dessas águas agitadas do oceano, que vinham se carregando perigosamente com energia; são muitas forças, juntando-se que encontraram uma saída, e já não vai ser possível detê-las”.
E ainda: “Estamos diante da Revolução 4.0, que não é, tecnicamente, algo radicalmente novo, ou totalmente desconhecido”, mas é “uma convergência múltipla crescente de ciências e tecnologias”, que “vem arrasando com todo seu poder desdobrado. O vigia do barco não pode dizer muito mais. O seu papel é apenas avisar. Ele diz o que vê e é urgente que todos se preparem”.
Diante dessa revolução, “há aqueles que só veem negatividade: um aprofundamento do neoliberalismo; um novo ataque colonial do Ocidente (...); uma degradação ainda maior da raça humana, perdida pela tecnologia e pelo cientificismo”.
Outros - sobretudo jovens deslumbrados com a tecnologia - “ficam simplesmente absorvidos por suas redes sociais, suas fotos, suas listas de canções... reféns ‘dentro da caixa’, sem memória histórica e sem consciência de seu povo, apátridas e sem destino, carne de canhão para a construção de um novo mundo velho mais desigual e com mais parias de descarte que nunca”. 
O vigia deste Livro-Agenda, entre uns e outros, “urge a todos a tomar seriamente esta revolução inédita na história do mundo. Talvez, tampouco nunca tivemos tantas informações como agora sobre o que se avizinha... Nem nunca tivemos tantas formas de comunicação, de organização, de tornar potentes nossos movimentos sociais (populares), de unificar nossa voz e de fazê-la ouvir mundialmente... É a hora da ação, da ação coordenada, do sentido crítico, de possibilidades tecnológicas inéditas a nosso alcance, como nunca antes!” (pág. 10).
Por fim, na Apresentação do Livro-Agenda, José Maria Vigil e Mauro Kano fazem a todos e a todas nós um caloroso convite: “Assumamos o debate, teórico e prático, e participemos, no controle dessa Revolução Digital 4.0 que vem... É urgente pôr mãos à obra, porque neste mesmo ano de 2020, antes que termine, vai desembarcar com seus navios em nossas praias... Tsunami à vista!” (pág. 9).
A Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil é a responsável pela edição brasileira do Livro-Agenda Latino-americana Mundial (justpaz@dominicanos.org.br). 
O Livro-Agenda 2020 - pelo grande interesse que suscitou - esgotou rapidamente. Brevemente - como aconteceu com as edições anteriores -  a versão online poderá ser lida, acessando: Latino-americana Mundial 2020 (https://latinoamericana.org/digital/2020AgendaLatino-americana.pdf). 


https://marketup-cdn.s3.amazonaws.com/files/61562/products/eb7d8282-b6e4-4ffe-9f4e-f737d3ee808a.jpeg


Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG
Goiânia, 10 de dezembro de 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A palavra do Frei Marcos: uma palavra crítica que - a partir de fatos concretos e na escuta dos sinais dos tempos aponta caminhos novos