“A Ética da Libertação é
assumida como uma perspectiva e uma alternativa; ambas - perspectiva e
alternativa - partem de uma situação concreta, de uma realidade histórica”,
lida - analisada e interpretada - desde os Pobres. Essa situação concreta é,
para nós, a América Latina e o Caribe (mas vale também para a situação concreta
da África, da Ásia e da Europa). Delas - perspectiva e alternativa - “a Ética
da Libertação recebe seus elementos essenciais e assume, a partir desta situação,
os problemas universais do Ser humano e da sociedade" (Caldera, A. S.
Filosofia e Crise. Pela Filosofia latino-americana. Vozes, Petrópolis, 1984, p.
25).
Na realidade, a Ética da
Libertação (toda Ética é da Libertação:
liberta de tudo aquilo que impede a Vida) faz parte da Antropologia
filosófica e/ou teológica da Libertação.
Na primeira série de artigos
sobre a Ética da Libertação, as reflexões teológico-pastorais são vividas e tematizadas em torno do
eixo: O Ser humano.
Neste - o primeiro da série
- apresento um quadro geral, que é, ao mesmo tempo, um roteiro, dos temas que
serão desenvolvidos posteriormente:
- O Ser humano “no-mundo” (“no-espaço” e “no-tempo”): a “mundanidade” (“espacialidade” e “temporalidade”) do Ser humano e de todos os seres.
- O Ser humano “com-o-mundo” (“com-o-espaço” e “com-o-tempo”): a "mundanidade" ("espacialidade" e "temporalidade") consciente, própria do Ser humano, ser pluri-dimensional e pluri-relacional (ser de relações).
º “Com-o-mundo material e
vivente” e “com-os-outros” (semelhantes).
º “Com-o-Outro absoluto” (Deus).
- O Ser humano histórico: a “historicidade” do Ser humano.
º O Ser humano social: a "socialidade" do Ser humano
histórico.
º O
Ser humano individual: a
“individualidade” do Ser humano histórico.
. O Ser humano corpóreo: a "corporeidade” do Ser humano
individual.
. O Ser humano bio-psíquico: a “bio-psiquicidade” do Ser humano
individual.
. O Ser humano espiritual ou pessoal: a “espiritualidade” ou
“pessoalidade” do Ser humano individual.
- O Ser humano meta-histórico: a “meta-historicidade” ("meta-socialidade" e "meta-individualidade") do Ser humano.
º O Ser humano meta-histórico “além da morte” na eternidade: a meta-historicidade
absoluta (plena).
Termino com uma oração: “Assim
como aqui (em assembleia) nos reunistes, ó Pai, à mesa do vosso Filho em união
com a Virgem Maria, Mãe de Deus (e nossa), e com todos os santos e santas,
reuni no Mundo Novo, onde brilha a vossa
paz, os homens e as mulheres de todas as classes e nações, de todas as raças e
línguas, para a ceia da comunhão eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor”
(Oração Eucarística VIII).
Na sociedade e - mais ainda
- na Igreja precisamos acabar com as classes. Todos e todas (incluindo a
comunidade LGBTQIA+) - mesmo sendo pessoas humanas únicas e diferentes (of. a Teoria da Evolução de Darwin) - somos
iguais em dignidade e valor.
Todos e todas somos filhos e
filhas do mesmo Pai-Mãe que é Deus. Todas e todos somos irmãos e irmãs em
Cristo.
É este o projeto de vida - de sociedade e de mundo - de Jesus de Nazaré: a Boa Notícia do Reino de Deus. É este o Projeto de Vida Popular (verdadeiramente fraterno, comunitário, socialista). Por fim, é este o Projeto de Vida humano, ético e cristão.
www.fatosdesconhecidos.com.br/características-que-te-fazem-um-ser-humano-único
Marcos Sassatelli, Frade dominicanoDoutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)Professor aposentado de Filosofia da UFGE-mail: mpsassatelli@uol.com.br
Goiânia, 10 de outubro de 2022
https://portaldascebs.org.br/o-ser-humano/
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