No dia 4 deste mês de agosto começou o perverso e diabólico despejo de mais de 1,6 mil pessoas - trabalhadores e trabalhadoras - de cerca 400 famílias de Antinha de Baixo, no município de Santo Antônio do Descoberto - GO
No primeiro dia do despejo, moradores e moradoras tiveram suas casas demolidas durante uma megaoperação - de uma crueldade e iniquidade inimagináveis - que mobilizou diversos órgãos governamentais. Na região moram famílias de pequenos agricultores. Algumas dessas famílias possuem documentação que comprava mais de um século no local e outras que chegaram na última década.
O Tribunal de (In)Justiça do Estado de Goiás - num ato legal e institucional totalmente desumano e antiético - autorizou o despejo forçado, por ordem do desembargador Breno Caiado, primo do governador Ronaldo Caiado e nomeado por ele.
O processo que autoriza o despejo corre há décadas e já contou com a atuação de diversos familiares do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que alegam ser herdeiros das terras.
Ronaldo Caiado - com a pretensão de ser presidente (que Deus nos livre!) - e os familiares responsáveis pelo despejo - se comportaram como verdadeiros demônios.
Reafirmo mais uma vez: todo despejo é injusto, desumano, antiético e anticristão. Pessoa humana não se despeja.
Deixo a Ronaldo Caiado e aos seus familiares, responsáveis pelo despejo diabólico de Antinha de Baixo, a advertência de Jesus no Evangelho de domingo passado (3 deste mês de agosto).
“Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: ‘Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo’. Jesus respondeu: ‘Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?’ Depois Jesus falou a todos e a todas: ‘Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens’.
E contou-lhes uma parábola: ‘A terra de um homem rico deu uma grande colheita. E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: ‘meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se’! Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. As coisas que você acumulou, para quem vão ficar?’”
(Lc 12,13-20).
Uma advertência: Senhor Ronaldo Caiado e familiares, responsáveis pelo despejo de S. Antônio do Descoberto, não se esqueçam: Deus é justo. “Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida”. “Esta mesma noite”, pode ser hoje, amanhã ou depois. Só Deus sabe. Mas com certeza a justiça será feita. E a justiça de Deus é verdadeira! Não é a “justiça” dos “grileiros de terras”. Aguardem!
Por fim, parabenizo o Vereador Fabrício Rosa, o deputado estadual Mauro Rubem, outros políticos e outras políticas que são totalmente solidários e solidárias para com os trabalhadores e as trabalhadoras diabolicamente despejados. Estamos juntos e juntas. A luta continua!
Um Brasil Novo queremos! Um Mundo Novo queremos!
Vejamos os Vídeos do WhatsApp de 2025
do Vereador Fabrício Rosa, do Deputado Estadual Mauro Rubem e meditemos
(não dá para anexar porque excede o limite)
Vejamos também o histórico das ameaças de despejo em:
Marcos Sassatelli, Frade dominicanoDoutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP) Professor aposentado de Filosofia da UFGE-mail: mpsassatelli@uol.com.br - Cel. e WA: (62) 9 9979 2282
https://freimarcos.blogspot.com/ - Goiânia, 06 de agosto de 2025