quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Em homenagem aos 63 anos da UFG

 


Como professor de Filosofia aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) - com muita honra - uno-me aos estudantes, funcionários e funcionárias, professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras da UFG nas homenagens prestadas à Universidade pelos seus 63 anos de existência.

Não pude estar fisicamente presente na sessão solene da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), proposta pela deputada Bia de Lima (06/12/23) e da Câmara Municipal de Goiânia (14/12/23: dia do aniversário à noite), mas estou unido a todos e todas vocês. A UFG merece!

Na sessão solene da Câmara Municipal de Goiânia, a reitora Angelita Pereira de Lima, em seu discurso, lembra-nos que a Instituição “mesmo sendo uma Universidade jovem, figura entre as mil melhores do mundo em todos os rankings”. E conclui: “Temos muito que comemorar e celebrar e, principalmente, muito a agradecer à Comunidade externa” (O Popular, 15/12/23, p. 20). No artigo “A UFG nasceu para ser de Goiás”, a reitora escreve: “Em 2023, a UFG posicionou-se nos principais rankings internacionais entre as 5% maiores e melhores do mundo” e “está entre as 20 melhores do país” (Ib., 20/12/23, p. 3).

Como eterno aprendiz de filósofo - em homenagem à UFG pelos seus 63 anos de existência - coloco para nossa reflexão (no breve espaço de um artigo) uma questão que considero de fundamental importância, sobretudo hoje, na vida das Universidades: a questão da “não-neutralidade” ou da “não possibilidade da indiferença política” da ciência.

Embora essa questão refira-se a todos os momentos do processo do Conhecimento - comum (a maioria dos nossos conhecimentos, mesmo dos cientistas, são do Conhecimento comum), científico, filosófico e teológico - devido ao extraordinário desenvolvimento das Ciências - ela é particularmente sentida e debatida quando se trata do Conhecimento científico.

Em sentido amplo, Conhecimento científico é todo Conhecimento metódico e sistemático; em sentido estrito, é o Conhecimento metódico e sistemático que se fundamenta na observação rigorosa e na verificação experimental dos fatos ou fenômenos. O objeto do Conhecimento científico pode ser a realidade natural (o mundo material e vivente) e/ou a realidade humana (o mundo especificamente humano). O sujeito do Conhecimento científico é sempre o Ser humano.

Portanto, do ponto de vista do objeto do Conhecimento, podemos distinguir as Ciências em "Ciências naturais" e "Ciências humanas"; do ponto de vista do sujeito do Conhecimento, todas as Ciências são "Ciências humanas".

À postura da chamada “neutralidade científica” podemos fazer uma "crítica externalista" e uma "crítica internalista".

A "crítica externalista" procura revelar os mecanismos que condicionam externamente a prática científica. "Esse tipo de crítica, que investiu contra a concepção ingênua, segundo a qual a ciência seria um produto do espírito desligado das situações socialmente determinadas, tem mostrado que as ideias científicas partem necessariamente de um contexto social, são favorecidas ou entravadas por ele, mas, de qualquer forma, dependem dele como contexto de gênese, como o solo do qual brotam. Com mais ênfase, esse tipo de crítica tem mostrado que a atividade científica não se esgota em puro Conhecimento, pura ideia, mas retorna ao meio social na forma concreta de utilização prática de seus resultados. Dessa maneira, a crítica à neutralidade científica situa a atividade científica no contexto social mais amplo mostrando que ele é, ao mesmo tempo, o contexto de gênese e de utilização do Conhecimento científico" (MENDONÇA, W. Sobre a Neutralidade Científica, em "Encontros com a Civilização Brasileira", 12 (1979) 226. Cf. também: JAPIASSU, H. O mito da neutralidade científica. Imago, Rio de Janeiro, 1975).).

A "crítica externalista" à “neutralidade científica” é "muito sensível aos aspectos institucionais da prática científica, frequentemente deixados de lado pelo discurso da Filosofia da Ciência". Ela contribui "para orientar uma ação política a respeito da ciência" e representa "um verdadeiro progresso para a compreensão das implicações sociais do Conhecimento científico" (Ib.). Não consegue, porém, vincular definitivamente Conhecimento científico e sociedade, negando, assim, a possibilidade da neutralidade científica.

A "crítica internalista" à neutralidade científica - mesmo reconhecendo a importância da crítica ideológica ao contexto social de gênese e de utilização do Conhecimento científico - estende esta mesma crítica ao contexto específico da prática científica, isto é, ao espaço interno da ciência.

Ela mostra que "antes de qualquer aplicação específica do Conhecimento, há uma ligação profunda entre o projeto científico e o projeto social. Uma tentativa neste sentido exige que o universo do discurso científico, por um lado, e o universo da palavra e da ação correntes, por outro lado, sejam postos em correspondência como regidos pela mesma lógica. Segundo este modo de ver as coisas, as regras que definem as práticas sociais operam também nas abstrações do Conhecimento científico, isto é, operam internamente no discurso da Ciência. Somente assim resulta eliminada a separação entre conhecer e valorar, ou entre saber e agir; numa palavra, somente assim mostra-se que o Conhecimento científico é fato político" (Ib., p. 229).

Falamos aqui do Conhecimento científico como atividade humana e não dos produtos materiais obtidos através dele (exemplo: o computador). Estes, enquanto formulações acabadas das teorias científicas, são os resultados finais da pesquisa científica, ou seja, de todo o processo do Conhecimento científico e não têm conotação político-ideológica (Cf. Ib., p. 227-228).

Por fim, podemos dizer que - na Filosofia da Ciência - todas as ciências ganham um sentido mais profundo e mais humano.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas lutas e vitórias a todos/as da UFG e aos prezados/as leitores/as.

Sugestão: leiam ou releiam - nesses dias - os artigos “No Natal, Jesus tem lado” (2021) e “Natal 2022: que o lado de Jesus seja nosso lado” (2022): no IHU, no BLOG do Frei Marcos ou em outros sites)



Câmara de Goiânia entrega Comenda Colemar Natal e Silva - Foto: Antônio Silva
(14/12/23: 63 anos da UFG)



Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 20 de dezembro de 2023


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Mais uma Lei que criminaliza Trabalhadores e Trabalhadoras

 



No dia 27 de novembro passado, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado sancionou a Lei Estadual Nº 22.419/2023, aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) no dia 21 do mesmo mês.

A Lei “estabelece a política estadual de segurança pública nas faixas de domínio e nas lindeiras das rodovias estaduais, bem como das rodovias federais delegadas ao Estado de Goiás” (Art. 1º).

Segundo a Lei, “compete ao Poder Público, para viabilizar a política instituída por esta Lei, observada a legislação aplicável a cada medida, entre outras ações:

  • adotar medidas de desforço imediato para garantir a dominialidade do bem público;
  • lavrar autuação administrativa (...);
  • realizar autuação por infração ambiental (...);
  • identificar os invasores e cruzar os dados para verificar quais deles são beneficiários de programas sociais do Governo Estadual;
  • promover medidas judiciais para a responsabilização civil dos invasores;
  • conduzir coercitivamente os invasores para a oitiva deles pelas autoridades policiais;
  • realizar busca e apreensão de materiais usados para invadir as faixas de domínio;
  • requerer o afastamento de sigilos, nos termos da lei, bem como busca domiciliar, quando forem necessários para a efetivação da política pública;
  • e promover o indiciamento dos invasores por crimes porventura cometidos na ocorrência do ilícito” (Art. 3º, I-IX. Leia o texto da Lei na íntegra).
  • Lembrar também que os moradores e moradoras dos Acampamentos ou Ocupações não são “invasores” e “criminosos”, mas pessoas que lutam pela Reforma Agrária Popular e ocupam terrenos - que por direito já são delas - para morar e trabalhar.

A questão específica dos Acampamentos “nas faixas de domínio e nas lindeiras das rodovias”, da qual trata a Lei, denuncia a urgência da Reforma Agrária Popular.

Segundo a CPT, “mais de 3 mil famílias que vivem nos 51 Acampamentos localizados às margens de rodovias em Goiás ficam agora sob risco de despejo, sem garantia de seu direito de defesa e de seus direitos fundamentais” (cptnacional.org.br). Que descaramento! Que crueldade!

O “Goiás Social” - do qual o governo faz tanta propaganda - deveria se preocupar não só em dar assistência em situações de vulnerabilidade ou de extrema necessidade (o que é necessário), mas - também e sobretudo - enfrentando as injustiças sociais estruturais, como:

  • Apoiando os trabalhadores e trabalhadoras, que lutam pelos três T (como diz o Papa Francisco): Terra, Teto (ou Moradia) e Trabalho, direitos fundamentais de toda pessoa humana.
  • Combatendo a concentração de terra nas mãos de poucos, o latifúndio improdutivo e o trabalho escravo. “Goiás retoma liderança de trabalho escravo” (O Popular, 13/12/23, p. 11. Manchete). Em 2023 número parcial do Ministério do Trabalho aponta 729 resgates (Cf. Ib.). Que vergonha, senhor governador Ronaldo Caiado!
  • Humanizando o sistema prisional de Goiás para que os nossos irmãos e irmãs presos sejam tratados como pessoas humanas e não como rejeitos da sociedade (Cf. https://www.cnj.jus.br/link-cnj-retrata-situacao-dos-presidios-em-goias/). Feliz Natal e um  2024 de muitas lutas e vitórias!

 

“Direitos Humanos não se pede de joelhos,

exige-se de pé” (Dom Tomás Balduino).


Acampamento Garça Branca, às margens da GO 173, em Jaupaci (GO)
Foto: Tiago de Melo - cptgoias.org.br



Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 16 de dezembro de 2023


sábado, 9 de dezembro de 2023

O Ser humano histórico-social (1)

 


 

(Continua a série de artigos sobre o Ser humano)

Para o Ser humano, “ser-no-mundo" historicamente, significa, antes de tudo, “ser-no-mundo" socialmente (sócio-econômico-político-ecológico-cultural-religiosamente). O Ser humano histórico “é-na-sociedade", “é-sociedade". Trata-se de uma sociedade que influencia e condiciona dialeticamente o indivíduo. O Ser humano histórico é socialidade na individualidade e - como veremos - individualidade na socialidade. A dimensão da socialidade é constitutiva do Ser humano histórico.

Mais especificamente, o Ser humano histórico é numa sociedade historicamente determinada, ou seja, numa formação social (sócio-econômico-político-ecológico-cultural-religiosa): uma totalidade social estruturada num dado momento histórico, uma realidade concreta, empírica (Cf. MENDONÇA, N. Domingues, O uso dos conceitos. Uma questão de interdisciplinariedade.  Vozes, Petrópolis, 19852, p. 63).

Uma sociedade historicamente determinada torna-se um sistema social (sócio-econômico-político-ecológico-cultural-religioso), isto é, um conjunto de estruturas sociais (sócio-econômico-político-ecológico-culturais-religiosas) diversas, dialeticamente interligadas, interrelacionadas, interdependentes e interatuantes, como partes que se mantêm articuladas entre si. Modificar uma das partes significa modificar o conjunto (Cf. Ib., p. 40).

Um sistema social não se reduz à soma de suas partes; não é uma simples justaposição de indivíduos humanos. É um sistema de interação humana estrutural, é algo de objetivo, que independe da consciência e da vontade dos indivíduos.

Por sua vez, todo sistema se constitui de subsistemas. Por exemplo, o sistema social (em sentido estrito), o sistema econômico, o sistema político, o sistema ecológico e o sistema cultural-religioso, são subsistemas do sistema social (em sentido amplo); o sistema capitalista é um subsistema do sistema econômico; o sistema legislativo e um subsistema do sistema político (que é chamado também de regime político), e assim por diante. Um subsistema pode às vezes, ser subsistema de dois ou mais sistemas, que se sobrepõem apenas parcialmente. O sistema mercantilista, por exemplo, é subsistema tanto do sistema econômico, quanto do sistema político. Um sistema pode ainda ser considerado, numa outra situação, um subsistema (Cf. Ib., p. 40-41).

Embora com diferentes enfoques, na análise do conceito de sistema, "as ideias de conjunto, organicidade, e funcionamento se apresentam como constantes e permitem a dialética entre o que é diverso, mas simultaneamente interdependente entre si, contudo formando um todo complexo ou unitário" (Ib., p. 41).

Ver, pois, uma formação social como sistema é um instrumento de análise, ou seja, uma forma analítica de perceber uma realidade concreta.

O sistema social (sócio-econômico-político-ecológico-cultural-religioso) é entendido, por sua vez, como uma estrutura de relações humanas objetivas. De fato, o significado de estrutura vincula-se à ideia de sistema. A estrutura é "a forma pela qual se articulam as partes de um sistema, como o tipo de relação e combinação que estas partes mantêm entre si e com o todo, como também o tipo de relação e de combinação do todo com as partes" (Ib., p. 47).

O conceito de estrutura, portanto, se inter-relaciona com o de sistema. Em certo sentido, o sistema é uma estrutura e a estrutura é um sistema.

A noção de estrutura é ligada à de conjuntura. A conjuntura é a maneira como a estrutura se manifesta (se concretiza) em determinado momento histórico. "A conjuntura é entendida como o estado momentâneo da estrutura, a maneira como num determinado momento os fatores se combinam para influenciar os acontecimentos. O termo conjuntura é empregado para designar o conjunto de elementos que mudam com mais frequência, quando comparados ao conjunto de elementos que são mais estáveis dentro do sistema" (Ib., p. 52).

            (Continua no próximo artigo)


Compartilhando:

Editora Lutas Anticapital: Marília - SP, 2023 (p. 384)



Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 04 de dezembro de 2023

 


terça-feira, 14 de novembro de 2023

A Comunidade mãe de todas as Comunidades

 


Neste ano, a Festa litúrgica da “Dedicação da Basílica de São João do Latrão” (09/11) e os comentários sobre ela, suscitaram em mim o premente desejo de esclarecer pontos que são fundamentais, fazendo algumas reflexões teológico-pastorais a respeito da Igreja.

À luz do Evangelho, a “mãe e cabeça de todas as Igrejas” não é (como se costuma dizer) a Basílica de São João do Latrão, mas a primeira Comunidade cristã dos Atos dos Apóstolos, que devia ter sido - e que ainda deve ser - o referencial das Comunidades cristãs em todos os tempos e em todos os lugares.

A Basílica de S. João do Latrão, a primeira Igreja construída pelo imperador Constantino no século 4º em Roma (certamente não foi de graça e houve uma contrapartida), “representa” a mãe e a cabeça de todas as Igrejas que, no decorrer da história, esqueceram o Evangelho - sobretudo sua dimensão profética - e aderiram ao Poder dominante e opressor do Povo, fazendo aliança com o Imperialismo e, posteriormente, com o Feudalismo, com o Escravismo e com o Capitalismo.

A palavra “cátedra” - que não existe no Novo Testamento - é outro sinal de poder copiado do Imperialismo. Pedro nunca teve cátedra e nunca sentou em cátedra, a não ser na “cátedra da Cruz”, na qual - segundo a tradição - pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de ser crucificado do mesmo modo de Jesus.

O que realmente tem valor são as Comunidades cristãs dos seguidores e seguidoras de Jesus. Seus membros podem se encontrar, reunir e celebrar em diferentes lugares: nas casas (como as primeiras Comunidades Cristãs e, hoje, as Comunidades Eclesiais de Base - CEBs); em Centros Comunitários (também como as Comunidades Eclesiais de Base e os Grupos dos Movimentos Sociais Populares); e em Igrejas (templos) simples e pobres. Todos esses lugares convidam seus membros ao recolhimento, à meditação, à oração, à celebração do Mistério Pascal na Vida e da Vida no Mistério Pascal e à partilha de irmãos e irmãs.

No primeiro retrato da Comunidade cristã, os Atos dos Apóstolos afirmam: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos (não diz: na submissão ao poder dos Apóstolos), na comunhão fraterna (de irmãos e irmãs), no partir do pão e nas orações”. “Todos e todas os e as que abraçaram a fé eram unidos e unidas e colocavam em comum todas as coisas” (At 2,42.44).

As Igrejas de luxo (cheias de cálices, ostensórios e outros objetos de ouro), que começaram a ser construídas a partir de Constantino, depois da aliança da Igreja com o Poder imperial; as Igrejas palanques teatrais e as Igrejas triunfalistas não têm nada a ver com Jesus de Nazaré e seu Evangelho.

A bem da verdade, a Basílica de São João do Latrão “representa” o começo da aliança da Igreja com o Poder Imperial e sua submissão aos interesses desse Poder.

Os sinais visíveis da presença de Cristo no mundo são, antes de tudo, as Comunidades cristãs. As Igrejas ou templos de pedra - desde que sejam simples e pobres - podem também se tornar sinais visíveis da presença de Cristo, por serem lugares - além de outros - de encontro das Comunidades Cristãs.

A Igreja que quer se impor pelo poder triunfalista não é a Igreja de Jesus de Nazaré. Basta lembrar a tiara do papa (três coroas, que representam três poderes: o real, o imperial e o eclesiástico: o maior), a farisaicamente chamada “sagrada púrpura” dos cardeais, as mitras dos bispos, as cátedras episcopais, as vestimentas luxuosas, os palácios episcopais (que tinham acabado, mas que - tudo demonstra - estão voltando). Esses sinais de poder vêm do Império e não do Evangelho.

A Igreja precisa se despojar de todas as formas de poder e voltar as fontes do Novo Testamento e dos Padres da Igreja.

Como caminhos para esse fim, apresento algumas propostas:

1- Que todos os ministros e todas as ministras da Igreja - inclusive papa, bispos e padres - vivam de maneira simples e pobre (a pobreza virtude e não a pobreza miséria) como irmãos e irmãs.

2- Que a Comunidade do Bispo da Igreja que está em Roma (o Papa) seja uma das Comunidades mais pobres da Igreja: sinal da unidade de todas as Comunidades da Igreja em Roma e no mundo inteiro

3- Que a Comunidade de todos os Bispos das Igrejas Particulares, que estão nos mais diferentes lugares do mundo, seja também uma das Comunidades mais pobres de suas Igrejas: sinal da unidade de todas as Comunidades dessas mesmas Igrejas.

4- Que na Igreja do mundo inteiro acabem todos os títulos honoríficos, inclusive os Cardeais e as Catedrais, que lembram o poder da Cátedra.

(Observação: Os títulos acadêmicos não devem ser considerados títulos honoríficos; eles indicam somente a área de conhecimento, na qual determinados cristãos e determinadas cristãs estão mais preparados e preparadas para servir os irmãos e as irmãs).

5- Que acabe o Estado do Vaticano. Jesus não veio fundar um Estado.

6- Que a Igreja dê testemunho de partilha e irmandade, e seja livre para advertir e denunciar todo tipo de abuso do poder social (sócio-econômico-político-ecológico-cultural-religioso) contra os Pobres.

7- Por fim, que a Igreja viva realmente as palavras de Jesus “Digam apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não’. O que vocês disserem além disso, vem do Maligno” (Mt 5,37). À luz dessas palavras de Jesus, podemos dizer que toda diplomacia na Igreja - inclusive a diplomacia que envolve a nomeação dos bispos (que deveriam ser eleitos nas Igrejas Particulares) vem do maligno.

(Observação: Apesar de todos os “segredos”, devido a alguns serviços que prestei à Igreja, tomei conhecimento de fatos da diplomacia eclesiástica, que são de arrepiar os cabelos e que com certeza vem do Maligno. O pior é que, às vezes, a Igreja hipocritamente atribui esses fatos à ação do Espírito Santo).

Meditemos! Sejamos a Igreja de Jesus de Nazaré! 



Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 13 de novembro de 2023


terça-feira, 7 de novembro de 2023

Caminhada sinodal: 2021 - 2024 - 2ª Parte: Questionamentos e Propostas

 


Depois de destacar - na 1ª parte do artigo - os pontos positivos e significativos da caminhada sinodal até o momento, apresento agora alguns questionamentos e duas propostas: pequena contribuição de um irmão para que a Igreja (que somos todos e todas nós) se torne - cada vez mais - conforme o Evangelho de Jesus de Nazaré.

Questionamentos:


1.    Sobre a Igreja e o poder

  • Por que, na história, a Igreja cedeu à tentação do poder e incorporou em suas estruturas internas elementos do imperialismo, do feudalismo, do escravismo e do capitalismo totalmente contrários ao Evangelho?

  • Por exemplo, como pôde a Igreja no Brasil - em pleno século 19 - ter ensinado e pregado que a virtude do escravo era a submissão e a virtude do dono de escravos, a benevolência? Essa prática não foi - e continua sendo - repugnante, desumana e antiética?

  • A convivência e conivência com o poder não é o pecado estrutural (eclesial e, sobretudo, eclesiástico) da Igreja, farisaicamente legitimado, legalizado e institucionalizado?

2.    Sobre a Igreja e a hierarquia

  • Os seres humanos não são criados à imagem e semelhança de Deus? Não são todos filhos e filhas de Deus, iguais em dignidade e valor?

  • Então, por que na Igreja se fala tanto em hierarquia?

  • Se a dignidade e o valor estão na pessoa humana e não no cargo que ela ocupa ou no serviço que ela presta, pode-se falar de superior ou superiora? Por uma questão de raciocínio lógico e coerência ética, não se deveria falar de coordenador ou coordenadora?

  • Numa Igreja hierárquica pode haver verdadeira comunhão? A chamada  comunhão hierárquica não é uma enganação do povo?

3.    Sobre a Igreja e a democracia

  • Por que na Igreja temos cristãos e cristãs - sobretudo ministros ordenados - que fazem sempre questão de sublinhar que a “sinodalidade” não é “democracia” e que os Conselhos Pastorais são consultivos e não deliberativos?

  • Por que há tanto medo da democracia? A Igreja não ensina que a democracia é um valor humano e um direto humano? Ela não defende todos os valores humanos e todos os direitos humanos?

  • Ainda por uma questão de raciocínio lógico e de coerência ética, se os cristãos e cristãs devem ser plenamente ou radicalmente seres humanos, não deveriam ser também plenamente ou radicalmente democráticos? Não deveriam ser um modelo de democracia?

  • A sinodalidade (o caminhar juntos) não deveria ser democracia radical? É possível a sinodalidade sem democracia? Não é - mais uma vez - uma enganação o povo?

Há tempo, um conhecido jurista brasileiro (se não estou enganado: Fábio Konder Comparato) escreveu com certa ironia: “por incrível que pareça, a palavra ‘superior’ ainda é usada somente no meio militar e no meio religioso”. Meditemos!

A Igreja - nos ensina o Concílio Vaticano II - é o Povo de Deus. Por isso -  sempre por uma questão de raciocínio lógico e de coerência ética - proponho:   

  1.  Que a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos - em sua 2ª sessão (outubro 2024) - crie o Sínodo da Igreja Povo de Deusa Assembleia Geral Ordinária do Sínodo da Igreja Povo de Deus, em todos os níveis: local, regional, nacional, continental e mundial. (Retomo aqui a proposta que já tinha apresentado para a 1ª sessão da Assembleia).
  2. Que essa mesma Assembleia crie também os Sínodos Setoriais da Igreja Povo de Deus (Bispos, Presbíteros, Diáconos, Agentes das Pastorais Sacramentais ou Catequistas e Agentes das Pastorais Sicioambientais) e suas  Assembleias Gerais Ordinárias.

Serão essas Assembleias Sinodais que, em seus níveis ou em suas áreas de atuação - com as luzes do Espírito Santo e num clima de Comunhão e Participação na Missão - tomarão as decisões necessárias para a caminhada da Igreja no mundo.

Como estamos longe ainda do jeito de ser de Jesus de Nazaré e do jeito de ser Igreja que Ele sonhou! Não podemos desanimar! Um dia chegaremos lá! Esperançar é preciso!


Foto: Vatican media



Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 07 de novembro de 2023


Caminhada sinodal: 2021 - 2024 - 1ª Parte: Passos positivos e significativos

 


A Igreja (Assembleia) é - ou, deveria ser - a Comunidade (Comum-unidade) de todos aqueles e aquelas que - ouvindo o chamado de Jesus: “segue-me” - imediatamente deixam tudo e o seguem.

Na diversidade dos carismas (dons) que recebem do Espírito Sando e na pluralidade dos ministérios (serviços) que prestam, os seguidores e as seguidoras de Jesus, continuam hoje sua presença visível no mundo, são seus discípulos missionários e discípulas missionárias; seus apóstolos e apóstolas, profetas e profetizas da vida. “Eu vim para que todos e todas tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Os seguidores e as seguidoras de Jesus enfrentam qualquer provação ou perseguição e - se necessário - até o martírio. Eles e elas têm fé e creem nas Palavras de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome (por minha causa e de meu Projeto), eu estou aí no meio deles” (Mt 18,20). “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Ib 28,20).

Na caminhada sinodal (cujo tema é: “por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”) já foram dados - até o momento -  passos positivos e significativos, que fortalecem a nossa esperança:  

  • Dois anos de caminhada “desde que, a pedido do Papa Francisco, iniciamos um longo processo de escuta e discernimento, aberto a todo o Povo de Deus, sem excluir ninguém, para ‘caminhar juntos’, sob a guia do Espírito Santo, discípulos missionários e discípulas missionárias no seguimento de Jesus Cristo”.
  • Participação de muitas pessoas - cristãos e cristãs das Comunidades e outras - nessa caminhada: nas Igrejas locais, regionais, nacionais, continentais e mundial.
  • Presença, com direito a voto, na 1ª sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos de representantes de todo o Povo de Deus. “Pela primeira vez, homens e mulheres foram convidados (pelo Papa Francisco), em virtude do seu batismo, a sentarem-se à mesma mesa para participarem não só nos debates, mas também nas votações desta Assembleia do Sínodo dos Bispos. Juntos, na complementaridade das nossas vocações, carismas e ministérios, escutamos intensamente a Palavra de Deus e a experiência dos outros”.
  • Centralidade dos Pobres nas preocupações, reflexões e contribuições dos membros da Assembleia.
  • Desejo dos membros da Assembleia de contar a experiência vivida “ao maior número possível de pessoas, e sobretudo àquelas que ainda não foram alcançadas ou envolvidas no processo sinodal”.
  • Partilha de tudo o que os membros da Assembleia viveram. “Queremos, com todos vocês, dar graças a Deus pela bela e rica experiência que tivemos. Vivemos este tempo abençoado em profunda comunhão com todos e todas vocês. Fomos sustentados pelas orações de vocês, trazendo conosco suas expectativas, seus questionamentos, e também seus receios”.

Como irmãos e irmãs - partilhando os valores das nossas Comunidades em todos os Continentes - procuramos “discernir aquilo que o Espírito Santo quer dizer à Igreja hoje. Assim, experimentamos também a importância de promover intercâmbios mútuos entre a tradição latina e as tradições do Oriente cristão. A participação de delegados fraternos de outras Igrejas e Comunidades Eclesiais enriqueceu profundamente os nossos debates”.

Por fim, com muita dor, declaram: “A nossa Assembleia decorreu no contexto de um mundo em crise, cujas feridas e escandalosas desigualdades ressoaram dolorosamente nos nossos corações e conferiram aos nossos trabalhos uma gravidade peculiar, tanto mais que alguns de nós vieram de países onde a guerra deflagra. Rezamos pelas vítimas da violência assassina, sem esquecer todos aqueles e aquelas que a miséria e a corrupção atiraram para os perigosos caminhos da migração. Comprometemo-nos a ser solidários e empenhados ao lado das mulheres e dos homens que operam em todo lugar do mundo como artesãos da justiça e da paz”.

(Carta ao Povo de Deus, em: https://www.cnbb.org.br/16a-assembleia-geral-ordinaria-do-sinodo-dos-bispos-divulga-carta-ao-povo-de-deus/.  Veja também: Relatório de Síntese da mesma Assembleia Geral, em: https://pascombrasil.org.br/sinodo-santa-se-divulga-relatorio-de-sintese-em-lingua-portuguesa/               

 Na segunda parte do Artigo, apresentarei alguns questionamentos e duas propostas.




Foto: Vatican media



Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 07 de novembro de 2023

 


quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O Ser humano histórico

 


(Continuo a série de artigos sobre o Ser humano, abordando outro tema)

O Ser humano - por “ser-no-mundo" (“no-espaço” e “no-tempo”) “com-o-mundo” (o mundo material e vivente e os outros, e o Outro absoluto/Deus), ou seja, por “ser-no-mundo” conscientemente - percebe-se a si mesmo como um ser histórico.

"Os Seres humanos desenvolvem a consciência no interior do desenvolvimento histórico real" (Marx, K. e Engels, F. A Ideologia Alemã (I - Feuerbach). Hucitec, São Paulo, 19865, p. 44, nota *).

A dimensão da "historicidade" é constitutiva e própria do Ser humano. Ora - para o Ser humano - “ser-no-mundo" como ser histórico significa “ser-no-mundo" como "projeto" (tarefa) que se concretiza e realiza (historiciza) num "processo" contínuo. A "projetualidade" e a "processualidade" são características do Ser humano enquanto ser histórico (sujeito da história, que faz a história).

A liberdade humana - uma exigência e, ao mesmo tempo, uma consequência da racionalidade - como possibilidade de escolha "situada” e "datada", é uma componente determinante da historicidade.

Por “ser-no-mundo" historicamente, o Ser humano é sempre um "vir-a-ser". O mundo - que no Ser humano se torna história - apresenta-se ao Ser humano como algo já dado (ser dado, realizado) e, ao mesmo tempo, como devir (ser ainda não dado, possível).

A história do Ser humano (como projeto e como processo sempre inacabados) é sua existência e sua existência é, por assim dizer, sua essência.

"O ser do Ser humano, que é movimento na história, nunca se acha realizado mas vai se realizando, não está definitivamente dado, pois sua essência é um contínuo estar-sendo” (Caldera, A. Serrano. Filosofia e Crise. Pela Filosofia latino-americana. Vozes, Petrópolis, 1984, p. 42).

Portanto, "entendemos o ser do Ser humano como um fazer a história e como um fazer-se pela história. Neste sentido, a própria ontologia, o ser, se torna história. O ser do Ser humano acontece na história e pela história, e esta, por seu lado, só se realiza através do desenvolvimento do ser. Há entre o ser e a história uma unidade dialética (...)" (Ib., p. 44). A história não é a expressão externa do Ser humano, mas a sua própria manifestação. "O ser do Ser humano ao se manifestar o faz historicamente e o próprio ser é um manifestar-se na história" (Ib., p. 45).

Em síntese, a dimensão da "historicidade" comporta:


*  O fato que o Ser humano se encontra situado numa tensão entre o passado já realizado por outros Seres humanos (a história passada: patrimônio cultural, em sentido amplo) e novas possibilidades futuras a serem realizadas, social e individualmente, pelos Seres humanos de hoje e de amanhã (a história presente e futura: a cultura que acontece e que irá acontecer, sempre em sentido amplo);

*   A consciência de que o Ser humano - pela sua racionalidade e liberdade "situadas" e “datadas” - pode intervir no devir histórico;

*   O assumir o mundo e a si mesmo no mundo como tarefa, sublinhando a responsabilidade, que o Ser humano tem - para com a história, sobretudo para com o futuro da humanidade (Cf. Gevaert, J. Il problema dell'Uomo. Introduzione all'Antropologia filosófica. Elle Di Ci, Torino, 19814, p. 185. Ver também: VAZ, H. C. de Lima. Ontologia e História. Duas Cidades, 1968, p. 267-280 (Cap. IX: Consciência e História). 

O Ser humano é, pois, totalmente histórico (história), mas a historicidade não é - como veremos - a totalidade do Ser humano (o Ser humano todo).  

            (No próximo artigo começarei a refletir sobre o Ser humano histórico-social)

Compartilhando:

  1. Para uma visão mais abrangente e mais aprofundada do tema dos artigos sobre Ética (ou, Antropologia ética), leia o meu livro: Ética da Libertação: uma abordagem filosófico-teológica. Editora Lutas Anticapital, Marília - SP, 2023 (384 páginas).
  2. Se estiver, pois, interessado/a em refletir - teológica e pastoralmente - sobre a Igreja renovada e libertadora (com um enfoque ético-cristão), leia o meu livro: Eclesiologia da Libertação: reflexões teológico-pastorais. Editora: a mesma, 2022 (120 páginas).



                                                                                             Site: www.lutasanticapital.com.br/
                                                                                                  E-mail: editora@lutasanticapital.com.br


Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 25 de outubro de 2023

 

O artigo foi publicado originalmente em:

https://portaldascebs.org.br/o-ser-humano-historico/

 








segunda-feira, 23 de outubro de 2023

À Comunidade Ocupação Paulo Freire

 


Carta aberta

 

Queridas irmãs e queridos irmãos, companheiras e companheiros de caminhada - heroínas e heróis, juntamente com suas crianças, da luta pelo direito à moradia digna - da Comunidade Ocupação Paulo Freire (cerca de 80 famílias), Setor Solar Ville (Goiânia - GO)

Sábado, dia 21 deste mês de outubro por volta das 10h - representantes de Ocupações do campo e da cidade, de Movimentos Sociais Populares, de Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores, de Partidos Políticos Populares, de Coletivos de Mulheres, de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), de Pastorais Sociais - com Dom João Justino, arcebispo da Arquidiocese de Goiânia - da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno e de outras Organizações Populares - nos encontramos na Comunidade de vocês para manifestar a nossa total solidariedade e irrestrito apoio contra as injustas ameaças de despejo da Prefeitura de Goiânia, que demostra - com isso - estar totalmente submissa aos interesses financeiros da especulação imobiliária dos donos do capital.

Todas e todos ficamos edificadas e edificados com a acolhida de vocês: uma acolhida de irmãos e irmãs, com muito calor humano e com muita amizade. Obrigado a todas e a todos. Os poderosos, “adoradores do deus dinheiro”, não têm condições de intender isso.

O direito à moradia digna é de todas e de todos. A terra que estão ocupando é de vocês. Continuem unidos e organizados. “Povo unido e organizado jamais será vencido”! Estamos com vocês. Contem conosco!

Já disse e reafirmo: o MST e os outros Movimentos Sociais, que lutam pelo Reforma Agrária Popular - o direito à terra de trabalho e de moradia no campo e na cidade - nunca realizaram, realizam e realizarão “Invasões”, mas “Ocupações”.

Toda terra sem função social no campo e na cidade; toda terra que na cidade, é “largada” - muitas vezes sem pagar impostos para o Poder Público - para futura especulação imobiliária, é de quem precisa dela para morar ou morar e trabalhar.

Repito o que já disse: os “Invasores” e verdadeiros “ladrões” do Brasil - não são as trabalhadoras e trabalhadores, mas os que fazem parte do 1% da população, que possui 50% dos bens do país.

Como cidadão, cristão, religioso e professor aposentado de Ética na UFG, reafirmo mais uma vez: todo despejo é injusto, antiético, desumano e anticristão e toda liminar de juiz, que pretende legalizar e institucionalizar a imoralidade pública do despejo, é iníqua, perversa e diabólica. Pessoa humana não se despeja! Só pode ser despejado o lixo degradável que não tem mais condições de ser reaproveitado.

Reafirmo ainda: só existem três casos nos quais as moradoras e os moradores podem ser removidos (não despejados), com muito respeito e dignidade, pelo Poder público:

Primeiro caso: se o terreno ocupado for uma área de risco de vida. Nesse caso, as moradoras e moradores devem ser removidos - com todo cuidado - o mais rápido possível e, se necessário, o Poder Público tem a obrigação de pagar o aluguel social.

Segundo caso:  se o terreno ocupado for uma área de preservação ambiental. Neste caso, porém, só depois que outras moradias estiverem prontas para receber com dignidade os novos moradores.

Terceiro caso: se o terreno ocupado for de utilidade pública. Nesse caso, vale o que eu disse no anterior.

Não esqueçamos: o sistema capitalista neoliberal é um “sistema econômico iníquo” (Documento de Aparecida - DA, 385), de uma iniquidade estrutural (pecado estrutural), ou um “sistema nefasto”, porque considera "o lucro como o motivo essencial do progresso econômico, a concorrência como lei suprema da economia, a propriedade privada dos bens de produção como um direito absoluto, sem limites nem obrigações correspondentes" (Paulo VI. Desenvolvimento dos Povos - PP 26).

Estou - e estamos - com vocês! Reforma agrária popular já! Um grande abraço de seu companheiro e irmão, Frei Marcos.



Ato de solidariedade à Comunidade Ocupação Paulo Freire,
ameaçada de despejo pela Prefeitura de Goiânia




Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG

Goiânia, 23 de outubro de 2023



A palavra do Frei Marcos: uma palavra crítica que - a partir de fatos concretos e na escuta dos sinais dos tempos aponta caminhos novos